Conhecer a habilidade de compreensão de leitura desde a perspectiva da Neuropsicologia Cognitiva: funções cognitivas associadas, sintomas apresentados nos casos de Transtorno de aprendizagem com sintoma na compreensão de leitura, principais modelos cognitivos de compreensão de leitura, instrumentos de avaliação da compreensão de leitura.
– A habilidade de compreensão de leitura, desde uma perspectiva neuropsicológica: aspectos cognitivos e neurobiológicos;
– Principais modelos cognitivos da compreensão de leitura;
– O transtorno de aprendizagem com sintoma na compreensão de leitura;
– Instrumento para avaliação da compreensão de leitura em crianças, adolescentes e adultos.
Prof. Dra. Hellena Corso
Professora da Faculdade de Educação da UFRGS, Departamento de Estudos Especializados – Psicopedagogia. Coordena o projeto de pesquisa “Compreensão de leitura: avaliação e intervenção”. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS), na linha de pesquisa Aprendizagem e Ensino. Possui doutorado em Psicologia pelo PPG do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), e mestrado em Psicologia da Educação pelo PPG da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Realizou estágio de doutoramento com bolsa da CAPES na Temple University (Philadelphia – PA – USA) entre dezembro de 2011 e março de 2012, tendo participado da pesquisa Reading Purposes Study, coordenada por Jennifer Cromley, Ph.D, associate professor do College Education, departamento Psychological Studies in Education. Vem atuando como professora universitária em nível de graduação e pós-graduação (especializações) desde 1991, em diferentes instituições. Colaboradora (sem vínculo) do NEUROCOG (Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva – PPG Psicologia – UFRGS). É membro do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Sociocognitivo e Linguagem da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia).
Usamos cookies para garantir o funcionamento do site e melhorar sua experiência.
Você pode aceitar todos, negar ou gerenciar suas preferências a qualquer momento.